Infecção urinária: o básico que uma mãe precisa saber
- luizangpereira
- 18 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

As infecções urinárias em crianças, infelizmente são um problema bastante frequente.
Sempre que nos deparamos com elas, precisamos nos fazer duas perguntas:
Por que a infecção urinária aconteceu? Ou seja, olhar para os possíveis fatores de risco que esta criança possa ter.
Quais as consequências que estas infecções podem estar causando para os rins?
E neste quesito, uma avaliação médica especializada é fundamental!
Mas vamos a algumas informações ÚTEIS sobre o tema:
Infecção urinária pode ser sinal de alguma MAL-FORMAÇÃO NOS RINS OU NAS VIAS URINÁRIAS, principalmente infecções acompanhadas por febre e as que aparecem nos bebês e crianças menores. Portanto, investigar com exames sempre!
Por falar em febre: a principal manifestação de infecção urinária em bebês é FEBRE NÃO ACOMPANHADA POR OUTROS SINTOMAS, ou seja, só febre, sem tosse, nariz escorrendo, diarreia, nada. Isso não quer dizer que toda febre sem outras sintomas é IGUAL a infecção urinária. Não! Outras infecções também podem se manifestar assim, mas cabe o alerta de procurar atendimento médico.
Infecção urinária também pode acontecer por ALTERAÇÕES NO HÁBITO DE FAZER XIXI!
Como desconfiar? Observar crianças que seguram xixi por muito tempo e na hora da vontade tem que sair correndo para o banheiro, molham a calcinha ou a cueca ou fazem o xixi todo no chão. A famosa “urgência”, que pode vir ou não com incontinência.
Intestino preso é outro fator que pode estar associado a infecções urinárias, pois o intestino que não funciona bem, atrapalha o bom funcionamento da bexiga. Por isso, beber água e comer frutas e verduras para ter um “cocô feliz” são muito importantes.
Atenção para as inflamações na vagina. Corrimento, hiperemia, coceira, podem ser sinais de vulvovaginite, e a dor pra fazer xixi pode ser igualzinha a da infecção urinária. Devemos estar atentos para não confundir e acabar tratando de forma incorreta.
E a fimose? Sim, ela também está associada a um risco aumentado de infecções urinárias em meninos (após a devida exclusão dos outros fatores) e muitas vezes precisa ser tratada.
Se ficou alguma dúvida, estou aqui para ajudar.




Comentários