top of page
  • luizangpereira

Sinais de alerta para doença renal crônica



VOCÊ SABIA QUE A MAIORIA DAS CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM INSUFICIÊNCIA RENAL NO BRASIL NÃO TEM SUA CAUSA DESCOBERTA? Olha o quanto isso é alarmante... No mundo, a principal causa de insuficiência renal na infância são as malformações dos rins e das vias urinárias. As causas desconhecidas representam cerca de 10% No Brasil, infelizmente nosso cenário é outro. A maior parte das nossas crianças não tem a causa da insuficiência renal estabelecida porque são diagnosticados de forma muito tardia. É como se o culpado tivesse passado por lá, feito o estrago, mas não temos mais tempo de encontrá-lo. Isso reflete as mazelas e desigualdades do nosso sistema de saúde. Além da falta de um acompanhamento adequando com o pediatra (sim, vivemos a cultura do pronto-socorro), além da falta de conhecimento (infelizmente) sobre as manifestações precoces de doença renal na infância. Portanto, sinais de ALERTA (reparem no alerta. Não são sinais que confirmam o diagnóstico, apenas sugerem investigação através de exames):


  1. Alteração no volume de xixi, tanto pra mais quanto pra menos (tem post no feed explicando tudinho! – confere lá!)

  2. Baixa estatura ou déficit de crescimento

  3. Anemia

  4. Pernas e braços estão ficando tortinhos

  5. Edema (principalmente ao redor dos olhos)

  6. Urina muito espumosa

  7. Cheiro de xixi na boca (alerta vermelho)

  8. Voltar a fazer xixi na cama

  9. Infecções urinárias de repetição – não são uma manifestação de insuficiência renal, mas são um fator de risco, então -> avaliar os rins neste caso, com certeza!

Lembrando que nada disso substitui uma avaliação médica bem realizada! Individualizar é sempre o segredo do sucesso... Mas, como o conhecimento é uma importante arma para melhorar os cuidados com a nossa saúde, vamos divulgar estas informações para que cada vez menos crianças tenham a “CAUSA INDETERMINADA” descrita no seu prontuário médico! Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, pode contar comigo!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page