top of page
  • luizangpereira

Meu filho bateu a cabeça: e agora?


Quem tem filho agitado levanta a mão? O meu, não veio com o botão de senso de perigo e é cada uma que ele apronta, que não preciso nem ir no cardiologista: já sei que o coração tá forte! Mas e aí, o que fazer se seu pequeno terrorista bate a cabeça? Primeiro: Olhe para ele e se faça algumas perguntas: Desmaiou? Está muito confuso ou sonolento? Começou a vomitar? Tem algum líquido saindo do ouvido ou do nariz (não vale coriza)? Convulsionou? Quando você palpa a cabecinha observa alguma parte irregular? Afundada por exemplo... Se a resposta para alguma dessas perguntas for SIM, leve ao hospital. E se não houver nada disso? Use o bom senso ao avaliar a intensidade do trauma! Foi atropelado? Acidente de carro? Caiu do beliche ou um local muito alto? Não preciso dizer que batidas como estas, com alto impacto, têm que sempre ser avaliadas por um médico! E por último, não esqueça que prevenir é o melhor remédio!

  • Não deixar o bebê sozinho na cama ou locais altos sem proteção, mesmo que por por curto período ou durante o sono

  • Proteger quinas e o bordas Cuidado com os meninos com a síndrome do homem aranha que querem se pendurar nos móveis. Utilize equipamentos de proteção adequados para prática de esporte

  • Utilize adequadamente a cadeirinha para andar de carro, mesmo nos menores trajetos. Vigie sempre as crianças pequenas Utilize telas de proteção nas janelas e varandas, bem como cuidado com as escadas.

  • Jamais utilize os andadores O trabalho de tomar todos esses cuidados nunca será maior que o sentimento de culpa por um acidente passível de prevenção.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page